quinta-feira, 18 de julho de 2013

Após 20 anos do plebiscito o Brasil continuaria com a república?




Em 1993, após o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello o recém-empossado presidente Itamar Franco promulgou a Lei 8.624 que regulamentava a realização de um plebiscito para que o povo escolhesse o regime que iria vigorar no Brasil, a monarquia ou a república. Feito as pressas e com campanhas confusas para o eleitor brasileiro a república saiu vitoriosa naquele ano. Mas e hoje, se houvesse outro plebiscito, a república se sustentaria no Brasil? O portal de notícias Terra quer saber se caso fosse realizado novamente qual seria a escolha do povo brasileiro.


Conhecendo como foi o plebiscito de 1993

Previsto desde a redemocratização do país após o período da ditadura que terminara em 1985, o plebiscito foi sendo empurrado até que com o impeachment do presidente Fernando Collor, o então recente presidente empossado Itamar Franco decidiu realizar o plebiscito que daria ao povo o direito de decidir sobre qual regime seria adotado no país. Porém várias questões tornam o resultado do plebiscito questionável.

O tempo para a realização

O plebiscito que havia sido anunciado em 4 de fevereiro de 1993 e estava previsto para ser realizado em 7 de setembro daquele ano, foi adiantado em mais de 4 meses, sendo realizado em 21 de abril daquele ano. Nem mesmo as datas são coincidências. Com isso não foi possível haver uma campanha de conscientização da população. Outro fator que prejudicou muito foi a péssima imagem da monarquia que se ensinava nas escolas, uma arbitrariedade que levou o povo a votar sem conhecer realmente o assunto.

Moralmente o plebiscito é uma vergonha e uma mancha em nossa história, mas juridicamente ele é válido e passou a imagem para o mundo que o processo foi democrático, mesmo tendo sido fraudado. Novamente o brasileiro pode mostrar sua vontade, não ainda de forma real, mas como curiosidade para saber se após 20 anos o presidencialismo conquistou o respeito e a admiração da população. Clique aqui e participe.

Após o resultado, escreveremos um artigo comentando o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário