quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O brasileiro deseja a volta da monarquia



O brasileiro decidiria pela volta da monarquia se pudesse escolher novamente o regime de governo do país, pelo menos este foi o resultado de uma enquete realizada pelo Portal Terra. Após 20 anos do plebiscito que decidiu pelo Republicanismo presidencialista o cidadão brasileiro parece começar a confirmar a ideia de que o plebiscito não demonstrou o verdadeiro desejo da nação. Feito às pressas e com uma campanha confusa e pouco informativa o brasileiro voto no presidencialismo, mas se mostra arrependido.
A pesquisa mostrou que a imensa maioria dos participantes desejaria o retorno do sistema monárquico parlamentarista que vigorou no Brasil entre 1822 e 1889. A mudança de regime no Brasil não foi algo que teve o aval popular, e isso é claro, na realidade nossa república foi implantada com um golpe militar, o primeiro de nossa história.
O Plebiscito de 1993

        Após a queda da ditadura em 1985 o Brasil entrou num turbulento debate político sobre que caminho seguir a partir de então, inclusive foi reaceso o debate sobre manter a república ou voltar a ser uma monarquia. Com a constituição de 1988 ficou acertado a realização de um plebiscito popular para que fosse decidido o regime de governo que vigoraria no Brasil a partir de então. Mesmo com este acordo foram realizadas eleições presidenciais, os defensores das diretas já defendiam que era importante estas eleições para assegurar a estabilidade política no Brasil.
Em 1989 foram realizadas então as eleições presidenciais e Fernando Collor foi eleito. Não é preciso lembrar que seu governo foi um fracasso e este sofreu o impeachment em 1992, mas habilmente renuncia em 29 de dezembro do mesmo ano para não ser condenado. Com a saída de Collor assume a presidência da república Itamar Franco.
      Logo após tomar posse, Itamar Franco promulga a Lei 8.624 de 4 de fevereiro de 1993 que regulamentava a realização do plebiscito para a escolha do regime de governo. E o que se viu a partir daí foi uma manipulação de datas e campanhas para que o regime republicano não fosse vencido, impedindo assim que o processo fosse democrático de fato.
    Estava previsto a realização do plebiscito no dia 7 de setembro, tendo então 7 meses de campanha para a conscientização da população, mas o processo foi arbitrariamente alterado logo após pesquisas iniciais que demonstravam que o regime monárquico possuía cerca de 30% do eleitorado. A data do plebiscito então foi altera para 21 de abril daquele ano, mais de 4 meses antes da data inicial. Por estes e outros acontecimentos o regime entrou para a história como legal mas não legítimo.

A Pesquisa recente

      O  portal Terra realizou uma enquete em que procurava saber se o povo pudesse votar novamente no regime de governo do país 20 anos após a realização do plebiscito de 1993 se o regime republicano presidencialista se sustentaria, e o resultado foi espantoso, a esmagadora maioria escolheu a Monarquia como regime acompanhado pelo parlamentarismo. Confira o resultado.
                         
                        Monarquia – 82 %                          República – 3 %
Parlamentarismo – 11%                  Presidencialismo – 4%         

Total de votos: 7475 - Link original da pesquisa no Portal Terra

41 comentários:

  1. ÚNICA alternativa EXEQUÍVEL, EFICAZ e VIÁVEL para tornar o Brasil ao CAMINHO DA VIABILIDADE COMO PAÍS........

    ResponderExcluir
  2. Brasil não da mais tanta corrupção o país perdendo credito comercial la fora com este regime de governo republicano.

    ResponderExcluir
  3. A favor da volta da monarquia. Os países mais ricos do mundo são monarcas e não há 1% de corrupção, o Brasil é um país Parlamentarista sabemos, e tem 80% das corrupção ativa no país.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o resultado da pesquisa não é confiável, pois a imensa maioria das pessoas que conheço é favorável a república, acho que quem votou foi praticamente só os monarquistas. A monarquia sem sombra de dúvidas é o melhor para o brasil, mas os brasileiros simplesmente não a quer, isso devido ao preconceito e a falta de informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos culpa de que os republicanos são ignorantes e a maioria são petistas comunistas. É obvio que os republicanos devem ser a maiorias ainda já que a maioria ignorante deste país so pensa em carnaval, mulheres, futebol e festa.

      Excluir
  5. acho que a volta da monarquia e a melhor coisa para todos nos por que ainda carregamos traços monarquistas. e sem sombra de duvida seria a melhor coisa a fazer, mas ainda acho que a monarquia constitucionalista seria melhor do que a absolutista

    ResponderExcluir
  6. ?... "E o que se viu a partir daí foi uma manipulação de datas e campanhas para que o regime republicano não fosse vencido, impedindo assim que o processo fosse democrático de fato."
    Não seria:
    "E o que se viu a partir daí foi uma manipulação de datas e campanhas para que o [Regime Monárquico] não fosse vencido, impedindo assim que o processo fosse democrático de fato."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emanuel, a frase esta correta. Foi feito todo um trabalho de datas e de divulgação para beneficiar o sistema republicano para que este não perdesse o plebiscito.
      Agradeço a participação.

      Excluir
  7. Respostas
    1. O povo parar de pedir intervenção militar e pedir um Rei.

      Excluir
  8. A República esta acabando com o brasil, precisamos da Monarquia, o dólar esta aumentando, e nosso pais esta caindo, temos que ser melhores que os Americanos. povo Brasileiro vamos lutar pela monarquia, pois seremos Cuba

    ResponderExcluir
  9. Também sou a favor da volta à monarquia, pois bem melhor do uma anarquia é a monarquia. Todos os países onde impera a monarquia impera a ordem e o progresso, enquanto o distico "Ordem e Progresso" da nossa bandeira infelizmente já não representa mais nada. Sei que é dificil acabar com com a república já que a maioria da população nem sabe o que siginifca monarquia, porém temos que tentar convencer a maioria da população dos benefícios que um novo regime trará para o Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Os países onde há maior prosperidade, felicidade e sucesso dos povos são monarquias.

    ResponderExcluir
  11. Ola sou a Favor da Voltar a Monarquia No Brasil ... Mais não vejo interesse da Família Imperial Nesse Parte ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO É NEM FALTA DE INTERESSE MAS SIM SEGUIR A CONSTITUIÇÃO, A FAMILIA IMPERIAL NÃO PODE SIMPLISMENTE DAR UM GOLPE DE ESTADO E RETOMAR O PODER , O POVO TEM QUE QUERER ISSO , TALVEZ COM O AUMENTO DA CORRUPÇÃO O POVO ACORDE , POIS A REPUBLICA NO BRASIL NÃO NOS TOUXE NADA A NÃO SER CORRUPÇÃO

      Excluir
  12. Já não vimos o bastante na República? Estou sinceramente cansado de tanta safadeza. Roubos descarados, políticos corruptos, ladrões e mentirosos!!! Entra ano e sai ano e nada muda gente. Por favor!!!!! M.O.N.A.R.Q.U.I.A. J.Á!!!!

    ResponderExcluir
  13. Antes de restaurar a monarquia é preciso restaurar a família brasileira. É preciso restaurar algo ainda mais difícil a Igreja Católica, completamente desfigurada pelo mal fadado Vaticano II

    ResponderExcluir
  14. Precisamos nos organizar ou nunca mudaremos nada. Temos várias comunidades no Facebook, mas todas idéias parecem esparsas. Não temos nenhum site centralizador de blogs, páginas e comunidades. Fundamental no organizarmos na web para depois ganharmos as ruas... aí ninguém mais segura a gente.

    ResponderExcluir
  15. Defendo integralmente a volta da monarquia constitucional democrática para um pais melhor e com igualdade social e livre da corrupção desses partidos que a cada ano que passa vem crescendo e roubando a economia desse pais vamos refletir e darmos oportunidade a quem sofreram com um golpe injusto feito por republicanos escravistas de negros
    Pedro everton

    ResponderExcluir
  16. É, também acho que está na hora de um novo plebiscito. A eleição para presidente foi muito acirrada, não porquê o candidato adversário fosse forte, mas por falta de opção. Findado a eleição muitos já estavam pedindo intervenção militar. Penso que deveriam pedir o fim da república e eleger um rei (imperador).
    Viva à monarquia!!!

    ResponderExcluir
  17. Uma das maneiras de divulgarmos a volta da monarquia no Brasil é realizar comentários em massa nas paginas da internet em geral: noticiário, redes sociais, blogs...

    ResponderExcluir
  18. única opção monarquia.. cade descedente dom pedro...

    ResponderExcluir
  19. Uma boa notícia, serve muito bem como divulgação!

    ResponderExcluir
  20. Sou totalmente a favor da volta da monarquia. Acredito que todos os nascidos nas décadas de 70 80 e 90 não tiveram a oportunidade de opinar nesse plebiscito de 1993. Agora somos uma quantia inigualável no Brasil e acredito que os mais preparados para discernir qual o caminho a ser tomado em nosso modelo político. Convoco todos nascidos nessas décadas abraçar essa causa até atingirmos o que é o melhor para nossa nação. Chega desse oba oba desenfreado que está acabando com as riquezas do nosso país. Abaixo a republica, viva a monarquia, Salve o Rei.

    ResponderExcluir
  21. Que volte a monarquia, que o brasil seja respeitado novamente aqui e lá fora.
    Viva o Imperio do Brasil, viva os Orleans e Bragança

    ResponderExcluir
  22. Todos com quem tenho discutido a respeito da crise que se agiganta, dizem a mesma coisa: a República não tem mais qualquer capacidade de sustentação no Brasil. É um regime artificial e seu sucesso é uma exceção e não uma regra em todo o mundo. Temos a sorte de termos nascido como uma Monarquia e prosperado como tal. Se tivéssemos nascido uma República seríamos, pelo menos, quatro países diferentes, e só teríamos acabado com a escravidão mediante uma guerra civil, muito mais tarde do que 1888. Nossa Casa Imperial é proba, decente, legítima e de altíssima respeitabilidade. Porque esperar para trocar o roto pela excelência? Restauração Já!

    ResponderExcluir
  23. Nilson de Moura Firmes23 de julho de 2015 23:48

    Mais um a marchar! Monarquia já!

    ResponderExcluir
  24. seria maior se comunicassem sobre a pesquisa a casa imperial

    ResponderExcluir
  25. O principal problema do povo brasileiro é se calar mediante a necessidade de demonstrar o caos e o enorme problema que é a má administração politica desses que se dizem nossos representantes é preciso mudar experimentar meios que nos levem ao bem estar da população, e não ficarmos mergulhados num mar de corrupções, fraudes e demais perversidades a nossas custas, povo brasileiro abramos nossas cabeças que somos nós a parte principal de todo e qualquer sistema governamental que se venha a se eleger, sou a favor das mudanças independente do regime que seja exceto a ditadura porém apoio a ideia de que se volte a monarquia para que possamos assim experimentar um novo ar, uma nova administração, uma nova esperança em meio a uma devastação tamanha e aparentemente sem fim , que venha a monarquia e que faça o bem e o progresso tendo em vista o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo brasileiro comparado com o tuga, faz muito.

      Excluir
  26. Qual seria o caminho para a restauração da monarquia no Brasil?

    ResponderExcluir
  27. Golpistas tomaram o poder e nada fizeram além de roubar e pilhar muito do que foi construido no Imperio, ainda temos resquicios de patrimôniohistórico que aos poucos vai se desmoranando vcs verão no Fantastico de hoje, predios historicos do Brasil Imperio deixadosde lado isso sem falar na roubalheiro sem um pingo de patrorismo e distribuição do nosso erário publico para estrangeiros. Reavivamento nacional volta a moral fora Republica!!!

    ResponderExcluir
  28. Eu aceito a monarquia, mas só se o rei for EU. Não acredito na velha monarquia, que é absolutista, elitista, e submissa à monarquia da Europa, da Inglaterra e de Roma. Não somos mais colônia. Nem somos respeitados como cidadãos, imagina como súditos.

    ResponderExcluir
  29. Conscientizar a população a aceitar a monarquia mas infelizmente temos uma midia que não deixa que a informação sobre a monarquia chegue até a população.
    Antes eu não sabia como funcionava a monarquia mas hoje eu sei que é o melhor caminho parta restaurar nossa nação que sofre com a corrupção,violência e outros males.

    ResponderExcluir
  30. Por favor, deve haver alguma coisa que possamos fazer além de ficarmos apenas desejosos pela restauração da nossa monarquia. Deve haver uma forma de expandirmos tudo isso que se tem falado aqui na internet. Isso precisa sair do virtual para que seja algo real, e aí então mudarmos os rumos da nossa nação.Precisamos reclamar os nossos direitos como cidadãos para mudar de direção quando e à hora que quisermos. PENSO QUE A HORA CHEGOU!! Basta dessa "república" falida que funciona somente a favor dessa classe política corrupta, que sempre esteve no poder, representando a eles mesmos e não a nação.

    ResponderExcluir
  31. só para constar pelo Plebiscito a Monarquia nunca voltara .. campanhas pelo voto se vence com dinheiro $$$$$$ para Propaganda na TV e nas MIDIA em geral . As pessoas votam em quem a TV mandar (mídias). E propaganda na TV para ILUDIR o POVO , precisa-se de muito dinheiro $$$ (centenas de Milhões de reais) ,, As maiores empresas do Brasil são AMERICANAS (GM , WALLMART , Coca-cola , Colgate, OutLet , GE, IBM , etc ) e estas empresas darão todo o dinheiro possível para fazer propaganda na TV defendendo o estilo REPUBLICANO que Basicamente é um MODELO NORTE-AMERICANO ....

    ResponderExcluir
  32. Creio que deve haver uma real conscientização do povo brasileiro, como já dito em outros sites que abordaram o assunto, é impossível algo que nasceu de um golpe dar certo, a nossa república é isso, algo que já nasceu torto e assim permanece até os nossos dias. Um monarca com seu poder moderador seria o árbitro ideal para os 03 poderes que se desrepeitam e ao mesmo tempo se completam na ilegalidades. Primeiramente se deve criar diretórios em todos os Estados, depois sair as ruas e conscientizar os populares, pra depois de algum tempo fazer o pedido do plebiscito.

    ResponderExcluir
  33. Primeira coisa é união, pois temos ideias divergentes quanto a monarquia, ora sabemos que não poderemos usar exatamente o mesmo modelo de 1824, precisamos modernizar as pautas. Unidos vamos traçar os planos de ação e organização.

    Segunda coisa é divulgar as causas com canais do youtube, palestras em centros comunitários, igrejas, etc além de uma divulgação em massa pela internet com comentarios e email nos principais meios de comunicação até ganharmos notoriedade.

    Terceira parte e é a minha opinião. A República não vai sair do Brasil sem intervenção popular, pois a república é o melhor meio de enriquecer políticos e o presidencialismo a melhor maneira de se centralizar o poder. Eles roubam e se enriquecem por causa da República, jamais vão querer sair do poder por bem. Cabe ao povo invadir o Congresso e fazer nós mesmos as reformas políticas que queremos, só assim a monarquia volta. E aí, quem ta comigo para iniciarmos um movimento de unificação da causa monarquica?

    ResponderExcluir
  34. Monarquia já.
    Esta sempre foi a soluçao mais lógica. O povo ta hipnotizado cm a república, mais pela falta de conhecimento mesmo.

    ResponderExcluir
  35. Um pequeno passo está sendo dado com o pedido da implantação do parlamentarismo a partir de 2018, junto com algumas privatizações e o mais importante: acabar com o sistema proporcional de votos. Este sistema de voto se revelou na palhaçada das votações do "impedimento" da presidentE em que 477 dos 511 deputados votantes só chegaram à Câmara graças aos votos do partido, da coligação ou de colegas mais votados, ou seja, não foram escolhidos pelo povo.

    ResponderExcluir