quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bonifácio - O fundador do Brasil, um projeto que merece ser conhecido



Infelizmente não somos os maiores conhecedores da própria história. E como construir um futuro sem saber as origens? E pior, se o que sabemos pode não ser exatamente a parcela mais importante de nossa história?

Não há dúvidas que uma boa parcela da história do nosso imenso país está escondia debaixo do tapete e o grande público só conhece as migalhas que chegam graças a educação massificadora que recebemos. Mas se depender de Mauro Ventura e de seu novo projeto, uma parcela desta história está prestes a ser apresentada aos brasileiros.

O diretor e fotógrafo Mauro Ventura pretende reerguer a magnitude do vulto histórico José Bonifácio de Andrada e Silva. Infelizmente para a grande maioria dos brasileiros este nome não diz muito, mas para quem conhece um pouco de nossa rica história o projeto de Mauro Ventura enche os olhos ao reerguer a história do Patriarca de nossa Independência.

José Bonifácio, um cientista, político e um mito

José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu em Santos, estudou em Coimbra e participou dos mais importantes momentos do Brasil durante o período da independência até a regência (período entre o reinado de Pedro I e Pedro II). Foi agente fundamental no processo de independência, conselheiro do imperador Pedro I e tutor do futuro imperador Pedro II. Cientista reconhecido em toda a Europa, no Brasil teve papel importante ao gestar um projeto de urbanização e desenvolvimento da nação.

Mas a rica figura de José Bonifácio se mantém oculta, e não é fácil encontrar alguém que tenha a real importância que ele tem na história de nosso país. Para ter uma ideia de quem estamos falando, basta lembrar que José Bonifácio foi muito importante para a permanência de Pedro I no Brasil, é ele quem escreve a carta recebida por Pedro I às margens do Ipiranga em 7 de setembro, defensor da manutenção da integridade nacional após a independência e um dos primeiros a defender a transferência da capital para o interior do país. Como se não bastasse, no campo científico é respeitado em toda a comunidade científica por ter descoberto em 1800 em uma mina na Suécia a Petalita, que é um importante mineral para a obtenção do lítio. Se o nome lítio não lhe diz muito, olhe seu celular, é possível que a bateria dele seja deste material.

A importância do projeto

É exatamente quando se conhece a grandiosidade da figura de José Bonifácio é que se percebe a importância do projeto que visa reerguer este grande vulto de nossa história. O projeto que leva o nome “Bonifácio – O fundador do Brasil” é um ambicioso projeto de produzir um documentário que irá  mostrar toda a trajetória desta grande personalidade histórica.

E algo que já chama a atenção é a forma que o projeto será financiado. O crowdfunding foi a forma escolhida para fazer o documentário virar realidade. Não sabe o que é crowdfunding? É uma forma de financiamento onde pessoas físicas e jurídicas podem doar e fazer o projeto acontecer.

O projeto foi dividido em três fases, e no momento o projeto está na primeira fase e já arrecadou pouco mais de R$ 40 mil dos R$ 60 mil necessários para a compra dos equipamentos, realizar a pré-produção e iniciar as filmagens.

Quem contribuir para o projeto, além de ter o nome eternizado nos créditos, também poderá receber brindes de acordo com sua cota de doação. Os brindes variam de DVDs, cartazes, camisetas, entre outros.


Se o assunto lhe interessou não perca nosso Hangout ao vivo com o diretor do projeto Mauro Ventura dia 10/06 às 22h em nosso canal no youtube clicandoaqui!

Não deixe também de visitar a página do projeto e acompanhar seu andamento clicando em ofundadordobrasil.com.br.

Um comentário:

  1. Pena que poucos conhecem a verdadeira historia da criação do Brasil.

    ResponderExcluir