quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Formas de Estado: Unitário e Federativo

 


Vamos compreender neste vídeo as formas de Estado existentes Entender as formas de Estado nos ajuda a compreender o funcionamento dos países e como as relações de poder político se distribui Um estado pode ser Unitário ou Federativo Estado Unitário O Estado unitário é a mais clássica forma de organização do estado. Seu modelo centraliza todas as decisões, normas e leis do país a uma autoridade central. Países com modelo de Estado unitário tem as decisões e legislações a nível nacional, cabendo as autoridades locais o cumprimento de tais decisões e legislações. Temos atualmente como países com Estado Unitário: Portugal, Espanha e Uruguai Usei estes países como exemplo para mostrar que a forma de Estado pode conviver com sistemas de governo diferentes. Aliás não perca o vídeo sobre os sistemas de governo, então se não é inscrito, já se inscreve no canal para não perder nenhum vídeo. Voltando aos países temos Portugal como uma república semi-presidencialista, a Espanha como uma Monarquia Parlamentarista e o Uruguai como uma república presidencialista. O Estado federativo O modelo federativo nasce quando as treze colônias americanas se unem para enfrentar a metrópole. Após a declaração de independência as treze colônias precisam decidir um modelo constitucional.

Decidem por criar um modelo onde se unem como nação mas mantém sua autonomia isolada. Então o estado neste modelo é formado por estados autônomos da federação.No estado federativo a principal característica é a descentralização de poder.O Estado federal é soberano e ele é formados por estados que compõem o Estado federal.O Brasil é um estado federativo onde temos a esfera federal que abarca todo o território, mas cada estado possui administração própria e até leis próprias.No estado federativo o poder é distribuído entre as unidades federativas, dessa forma o governo federal não pode tomar as decisões nas unidades federativas, precisando partilhar tais decisões com os governantes de cada parte da federação.Os defensores do estado federativo defendem que este modelo protege o regime democrático pois como cada unidade federativa é autônoma fica mais difícil medidas autoritárias ou governos autoritários a nível nacional.

Países federalistas: EUA, Alemanha e Austrália Assim como nos países unitários, no federalismo também é possível ter sistemas de governo diferentes. Os EUA são presidencialistas, a Alemanha é uma república parlamentarista e a Austrália uma Monarquia Parlamentarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário